Consultoria Empresarial eSocial

A ROCS prepara a sua empresa para o eSocial com uma transição segura e estruturada.

Nossa solução proporciona segurança e conformidade com os requisitos regulatórios com base em rigorosa metodologia e expertise dos nossos profissionais. A mudança organizacional exigida na implantação do eSocial requer um trabalho amplo de capacitação técnica, adequação tecnológica e redesenho de processos.

Somos especializados no assessoramento de organizações na implantação do eSocial. Nossos consultores possuem extensa experiência em companhias nacionais e multinacionais em diversos segmentos de negócio.

 Esquema eSocial

O que é o eSocial?

O eSocial consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. É um ambicioso projeto do Governo Federal que visa modernizar a forma com que o empregador (empresas e pessoas físicas equivalentes) cumpre suas obrigações e se relaciona com os entes públicos. O programa conta com a participação direta da Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência Social, INSS e Caixa Econômica Federal.

O projeto do Governo institui um canal único onde passam a ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas à contratação de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício.

Através do Ambiente Nacional do eSocial, as informações prestadas pelo empregador são transmitidas, coletadas e armazenadas, possibilitando aos órgãos do governo o acesso às informações em uma única base de dados.

Quais são os impactos do eSocial nas organizações?

O eSocial compõe o Projeto de Escrituração Digital do governo, Projeto SPED, que visa melhorar o controle e fiscalização de ilícitos tributários, trabalhistas, fiscais e previdenciários. O programa visa combater a informalidade e representa um poderoso aliado contra a sonegação. O eSocial permite o monitoramento eletrônico dos eventos trabalhistas, previdenciários e fiscais no dia a dia das empresas.

O alto volume de informações provenientes das operações de distintas áreas (contábil, fiscal, financeira, jurídica, medicina do trabalho, departamento de pessoal, dentre outras), exigirá um controle e validação dos dados que serão transmitidos para os órgãos do governo.

A sua implantação representa um desafio para as empresas que buscam um trabalho preventivo e a respectiva redução de infrações e penalidades. O controle dos riscos de não conformidade requer um trabalho técnico multidisciplinar para diagnosticar processos, tratar não conformidades e capacitar as equipes internas para o eSocial.

A fiscalização eletrônica dos órgãos do governo permitirá o cruzamento de dados fiscais, previdenciários e trabalhistas de forma ágil, precisa e abrangente, o que pode implicar em perda financeira para as empresas que não estejam preparadas para o projeto.

A obrigatoriedade do eSocial é prevista para 2016. É fundamental que as empresas se preparem para a transição desde já.

Consultoria de Implantação eSocial

Workflow_Tamanho M

Nossa Solução

A ROCS prepara a sua empresa para o eSocial com uma transição estruturada e efetiva. A nossa abordagem atende a quatro dimensões principais:

    1. Capacitação Técnica
    2. Consistência e Integridade de Dados
    3. Processos e Controles Internos
    4. Infraestrutura Tecnológica

Os desafios do novo ambiente regulatório são grandes e a metodologia proposta, aliada à extensa experiência dos nossos profissionais, se traduz numa solução de alta qualidade e efetividade. Oferecemos uma solução de longo prazo que se traduz em segurança trabalhista, previdenciária e fiscal.

Acesse o Folder >

Capacitação técnica

Etapa fundamental para uma mudança segura. Visa capacitar todos os atores envolvidos no novo modelo a atuar de forma integrada, segura e em conformidade com o eSocial.

Consistência e Integridade de Dados

Avaliação da qualidade das informações e conformidade na geração e transmissão dos eventos.

Processos e Controles Internos

Através da modelagem de processos, se estabelece e documenta fluxos, papéis e acordos operacionais entre as áreas envolvidas na operação.

Tecnologia

Diagnóstico da arquitetura, integração e mensageria é realizado para atender com segurança as operações e mapear necessidades contingenciais.

Transição estruturada e segura para o eSocial

A implantação do eSocial é realizada de forma estruturada e assistida, atendendo de forma segura os requisitos do projeto e capacitando os funcionários dos departamentos envolvidos.

A consultoria se subdivide em 7 etapas distintas, desde a concepção e capacitação técnica da equipe, com representantes das diversas áreas diretamente influenciadas pela nova regulamentação, até a assistência na execução dos primeiros eventos do novo modelo.

As etapas e o escopo da consultoria são plenamente adaptáveis às necessidades de cada empresa. Os resultados são claros e previamente definidos no escopo de trabalho.

.

 Oportunidades

 

1. Segurança

      • O investimento em consultoria e treinamento proporciona maior segurança para a empresa na medida que ela consegue gerar as informações de uma forma mais apurada, com menos erros, minimizando a ocorrência de multas e sanções legais
      • A adoção de processos estruturados e testados facilita o controle e a aderência de procedimentos às exigências normativas do eSocial
      • Ações contingenciais mapeadas e definidas geram segurança para o atendimento a fiscalizações e auditorias
      • Data Quality Management – consistência e precisão na transmissão de eventos

2. Eficiência Operacional

      • Implementação de processos e rotinas padronizadas envolvendo departamentos e fornecedores externos
      • Adoção de acordos operacionais e monitoramento de SLAs entre todas as áreas envolvidas na operação do eSocial facilita a transação e a convergência de informações
      • Rotinas de folha de pagamento executadas de forma padronizada e ágil, mitigando retrabalhos e redundâncias, otimizam a capacidade do departamento de Administração de Pessoal.

 

Contate-nos
×
Contato
  • telefoneCentro de Atendimento Tel.: (11) 4872-2888

    0
  • Nome*
    1
  • E-mail*
    2
  • Telefone*Informe o DDD na frente
    3
  • Mensagem*
    4
  • 5